segunda-feira, junho 05, 2006

A Espiritualidade


Mais um, foi no Sábado, na igreja de Fernão Ferro, lá fomos nós todos bonitos para a cerimónia, o bébé dormia e as outras pessoas repetiam tudo o que era suposto repetir daquilo que o padre dizia, fez-se o sinal da cruz, benzeu-se com o óleo santo e no fim lá veio a àgua benta.
Não acredito em nada daquilo a que assisti, e acho curioso que as pessoas acreditem que o facto de se baptizar uma criança a poderá tornar uma melhor ou pior pessoa.
Quando optei por não baptizar as minhas filhotas foi um choque, uma revolução familiar, é que nem sequer havia passado pela cabeça das minhas tias e tios que tal fosse possível, agora à medida que vou assistindo a todas estas cerimónias religiosas tenho cada vez mais a certeza que nada daquilo faz sentido na minha cabeça.
Para mim o grande ser omnisciente, omnipotente e com capacidade para guiar a minha vida só posso mesmo ser eu mesma, e não um qualquer Deus que tudo vê, que de tudo é capaz, a quem se atribuem todas as coisas boas da vida e a quem nem se questionam acontecimentos como o Holocausto, a fome, a pedofilia etc, etc...
E depois ter de pagar para poder ter direito ao baptismo, ao casamento que são sacramentos tão importantes...Afinal Deus não é para todos?
Eu até tive uma educação religiosa, sou baptizada, fui à catequese e fiz a primeira comunhão (se bem que sempre com uma atitude um pouco à defensiva) uma vez perguntei à catequista se Adão e Eva eram macacos, ela gaguejou e mudou de assunto e a partir daí parti para uma busca da religião que respondesse a todas as minhas dúvidas mas não a encontrei. Essas respostas estavam dentro de mim e na racionalidade da Ciência e do saber do Homem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Andas muito preguiçosa, não escreves nada!!! Assim não vale. Como é que pode cuscar, se se encontra sempre a mesma coisa????

Anónimo disse...

Não é preguiça, são mesmo as filhas, terríveis mais os outros 18 filhos que ganhei nest último período. Mas me aguarde que voltarei !!