segunda-feira, julho 03, 2006

A Autoridade e o Respeito

Na outra vida devo ter sido uma grande revolucionária ou então uma pessoa muito oprimida, porque por vezes surpreendo-me pelo modo como reajo às injustiças e como detesto que os outros abusem do poder.
Odeio quando assisto a alguém ser pisado por outro que julga que só porque está num cargo hierárquico acima quer pode e manda qualquer coisa, poder não é nada disso, poder é respeitar e acima de tudo ser respeitado, ninguém pode ser realmente respeitado se não respeitar as diferenças e as características dos outros.
E para estar num cargo de poder seja ele de que natureza fôr tem que se ter a capacidade de articular as opiniões e aceitar que nunca há-de saber tudo, ninguém é omnisciente, eu até nem acredito em Deus.
E depois há aqueles que susurram dizem baixinho que está mal, mas que quando é preciso falar alto calam-se, e que negam que falaram baixinho, não vão ser prejudicados quando estão a judar os outros.
Detesto a hipócrisia. E cada vez admiro mais as colegas do 1º ciclo, porque por esta altura em anos anteriores já eu tinha ido à praia uma meia dúzia de vezes e este ano ainda ando a dar ao cabedal (se calhar não é do 1º ciclo, eu é que levei isto mais a sério que nos outros anos).

1 comentário:

Anónimo disse...

E quem fala assim não é gago!
Apoiado, subscrevo cada palavra.
Será que o nosso executivo lê o teu blog??
Pois devia, assim aprendiam alguma coisa.
Teresa